Com a ajuda do Detran Escola, dona de casa passa na prova teórica de habilitação

por Detran AC
3 visualizações

 Andreia Nobre 

Depois de reprovar mais de 10 vezes no exame teórico de habilitação para dirigir, a dona de casa Edna Andrade, 54 anos, procurou ajuda no Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), por meio do projeto de alfabetização Detran Escolae obteve aprovação após 3 meses de aulas.


Dona Edna realizando simulados da prova teórica de direção Foto: Renato Beiruth/Detran

Dona Edna cursou apenas até o 4ª ano primário e teve que parar de estudar para cuidar dos filhos. Em 2018, ela iniciou o processo para a retirada de sua primeira habilitação, foi quando se deparou com uma grande dificuldade: a necessidade de aprimorar a leitura, escrita e interpretação de textos para conseguir passar na prova teórica.

Após várias tentativas frustradas de passar na prova teórica, a candidata viu no projeto de alfabetização Detran Escola a oportunidade de voltar a estudar. No projeto, ela começou a receber aulas de alfabetização e reforço totalmente sem custos.

“Após três meses de aula e com o processo prestes a vencer, consegui passar finalmente na prova teórica”, conta dona Edna.

Porém, como o processo de habilitação estava quase vencido, na próxima etapa, a prova prática de direção, ela foi reprovada e para continuar com o sonho ela teria que recomeçar tudo novamente.

“Nesse momento eu pensei em desistir de tudo, mas levantei a cabeça e voltei novamente para a sala de aula, e na segunda tentativa eu passei novamente na prova teórica”, afirmou dona Edna.

Atualmente dona Edna está finalizando o seu processo de habilitação para a obtenção da categoria A, faltando apenas ser aprovada na prova prática de direção.

“Assim como a dona Edna, temos em nosso projeto diversas histórias de superação e sucesso. O Detran Escola ajuda pessoas a obterem cidadania, autoestima e a realizarem sonhos”, declarou a pedagoga e coordenadora do projeto, Cleia Machado.

Detran Escola

O serviço de alfabetização é realizado por profissionais formados em pedagogia da Coordenação de Educação do Trânsito do Detran/AC. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira nos períodos da manhã e tarde, é totalmente aberto a comunidade e gratuito.


Alunos do projeto Detran Escola Foto: Andréia Nobre/Detran

De acordo com a coordenadora do projeto, Cleia Machado, o Detran Escola já ajudou 10 pessoas a renovarem suas habilitações e 12 a conseguirem retirar sua primeira Carteira Nacional de Habilitação.

Os interessados pelo serviço podem se dirigir à Unidade do Detran Parqueamento, localizado na Av. Antônio da Rocha Viana, 2005, Vila Ivonete, das 7h30 às 16h30, com um documento de identificação e se matricular.


Equipe pedagógica do projeto Foto: Andréia Nobre/Detran

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo