(Por Jannice Dantas)
Tem início na próxima segunda-feira, 4, uma extensa agenda voltada para a Educação de Trânsito no Colégio Estadual Barão do Rio Branco. A ação será desenvolvida através de palestras ministradas por policiais militares da Ciatran que atuam na operação Álcool Zero e de pedagogos do Detran. As atividades se estendem até o dia 11 de junho.
“As palestras terão duração de 50 minutos. Cada palestrante estará atendendo duas turmas por vez. A escola possui 20 turmas pela manhã, 20 no período da tarde e 12 à noite, além de oito turmas do Programa Especial do Ensino Médio (Peem), que também serão contempladas”, explicou a chefe da divisão de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco.
O Detran deseja atingir o maior número de jovens possíveis. Para isso, se utiliza de palestras e também de apresentações teatrais para públicos segmentados. Se a escola for de ensino infantil, a apresentação terá sua linguagem adaptada às crianças. No caso do Colégio Barão do Rio Branco, o público alvo é composto de adolescentes e jovens e as palestras serão voltadas para eles.
“Levando em conta que dois dos principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito são a relação comportamento versus segurança dos usuários das vias e excesso de velocidade, consideramos o investimento na educação de futuros condutores uma grande arma para combater este problema”, disse a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.