Ciclistas devem respeitar as leis de trânsito

por admin
0 visualizações

(Por Cristina Souza)

Andar de bicicleta é bom para a saúde, para a fluidez do trânsito e muito melhor para o planeta, porém com a bicicleta sendo um veículo cada vez mais utilizado já não é mais tão difícil ouvir notícias e relatos de acidentes envolvendo ciclistas. Mesmo com todos os pontos favoráveis é preciso cuidado e atenção às leis de trânsito para que uma prática tão agradável não acabe numa tragédia.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a bicicleta é um veículo (de propulsão humana) e o ciclista, por este motivo, quando está pedalando, deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção.

Para a coordenadora da educação de trânsito do Detran, Geny Polanco, os ciclistas são mais vulneráveis e expiram maiores cuidados. “Os ciclistas devem pedalar defensivamente e estar muito atentos, pois eles são menos visíveis e menos protegidos do que os outros usuários das vias públicas”, afirma.

Segundo o CTB os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver, devem usar o bordo direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. Ainda de acordo com o CTB, é proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres.

O autônomo Carlos Batista afirma ser um ciclista consciente de seus direitos e deveres no trânsito. “Ando de bicicleta, e muitas vezes, carrego minha sobrinha na garupa, por isso me preocupo em andar bem direitinho para não ter o perigo de causa acidentes”, disse.

Orientações:

– Quando houver ciclovias, ciclofaixas ou acostamento devem ser utilizados, obrigatoriamente;

– A circulação de ciclistas na calçada só é permitida se houver sinalização específica autorizando;

– Cuidados especiais sob condições adversas, como: chuva, aclives, declives, tipos de pavimentos, cruzamentos, buracos, pontos cegos de visão, etc;

– Quando estiver em grupo, ande sempre em fila única;

– Use sempre capacete e óculos, para proteção da cabeça e olhos;

– Nunca pegue carona na traseira de ônibus e caminhões.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo