Caminhada com centenas de alunos encerra a Semana Nacional de Trânsito em Cruzeiro do Sul

por admin
0 visualizações

(Fotos por Onofre Brito e Matéria por Flaviano Schneider)

Centenas de alunos e professores de seis escolas realizaram nesta terça-feira, 25, uma caminhada pela Avenida Mâncio Lima, no centro de Cruzeiro do Sul, no encerramento da Semana Nacional de Trânsito. A atividade teve o objetivo de chamar a atenção da população para o lema da campanha neste ano: “Não exceda a velocidade, preserve a vida”.

A professora da Escola Craveiro Costa Blenda Cunha Moura destacou a grande participação dos alunos: “Uma caminhada como essa é muito importante. Acho que os cidadãos conscientes têm que participar deste tipo de manifestação, principalmente os adolescentes, futuros adultos, para que tenham consciência quanto se tornarem motoristas”. Ela conta que os estudantes cada vez mais se mostram envolvidos em campanhas para civilizar o trânsito.

A abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito aconteceu no último dia 18, no Teatro dos Nauas, com a presença da diretora do Detran, Sawana Carvalho, e participação de alunos e professores da rede pública, além de representantes do governo do Estado, do Ministério Público, da Polícia Militar e do 61 BIS. A redução dos acidentes de trânsito é uma preocupação constante do governo do Estado e, na ocasião, a diretora do Detran disse que o fato de o órgão abrir a semana de trabalhos em Cruzeiro do Sul se deve ao reconhecimento que o governo está dando ao trabalho desenvolvido pela Primeira Ciretran, devido à queda no número de acidentes, principalmente fatais.

Muitas atividades

Segundo o gerente da Primeira Ciretran, Valdeci Dantas, foram realizadas palestras durante toda a semana passada, bem como trabalhos de rua, especialmente na Avenida Mâncio Lima, pois têm surgido muitas reclamações sobre o excesso de velocidade utilizado naquela via. Também houve palestras em várias escolas e hoje à tarde ainda vai acontecer um curso de capacitação em segurança no trânsito para gestores escolares, com objetivo de que se tornem multiplicadores em suas escolas.

A partir de hoje, também, a Ciretran já está executando um novo planejamento para coibir a violência no trânsito. “Queremos pelo menos manter os índices deste ano, que são melhores que os do ano passado”, disse Dantas.

O gerente da Ciretran também comentou sobre o que considerou “lamentável”: exatamente durante a semana dedicada ao trânsito, aconteceram dois acidentes fatais em Cruzeiro do Sul – um na zona urbana e outra na BR-364. “Para mim, que luto por uma consciência diferente no trânsito, esses acidentes de alguma forma acabam atingindo e abalando a gente. Mas tenho consciência de que o trânsito é uma batalha diária que tem que ser vencida. É erguer a cabeça e continuar”, incentivou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo