Bujari recebe equipe de educação de trânsito do Detran

por admin
0 visualizações

(Por Igor Martins)

As ações de educação de trânsito do governo do Acre continuam a ser desenvolvidas nos municípios do interior do estado. Durante toda a última terça-feira, 31, a cidade de Bujari recebeu educadores e equipe de teatro do Detran, que desenvolveram atividades para alertar a população sobre os perigos que correm quando adotam atitudes erradas no trânsito.

Além do arrastão educativo, que faz visitas rotineiras a estabelecimentos comerciais e abordagens aos pedestres nas vias públicas, os educadores inovaram, levando materiais expositivos e também dicas de trânsito aos domicílios da principal rua da cidade. Uma das moradoras abordadas, a aposentada Iza Viana de Castro, aprovou a iniciativa. “Que eu saiba, nunca passou ninguém aqui fazendo esse trabalho nas casas. É muito importante, não só para mim, mas também pensando nas gerações que vem aí”.

Ainda pela parte da manhã, a Escola Municipal Governador Edmundo Pinto de Almeida Neto foi cenário para apresentações do grupo de teatro Transitando em Cena e palestras educativas de conscientização com os alunos e também com alguns pais que compareceram para reunião regular. “As crianças têm o poder de replicar aquilo que aprendem e cobrar de seus pais. Acho que não há forma melhor de conseguir chegar a uma mudança de atitude de toda a comunidade, com relação ao trânsito”, afirma o diretor da escola, Mário Machado.

O aluno João Paulo Castro, 12, conta que as dicas dadas pela equipe do Detran fizeram com que ele repensassem suas atitudes no trânsito. “O mais legal foi o teatro. Eu sempre brinco na rua e eles falaram que não pode, porque a gente fica distraído e o carro pode pegar a gente. É aprender tudo brincando”, conta.

A escola visitada não foi escolhida aleatoriamente. Ela abriga cerca de 600 alunos, divididos nos três turnos e atende aos ensinos infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Quando estivemos aqui em uma outra oportunidade, soubemos que muitas crianças vêm para a escola sozinhas, não usam a faixa de segurança, transitam sem capacete e essa situação é crítica. Então, desta forma, podemos mostrar aos pais e alunos essas condições de risco que eles estão sujeitos todos os dias, para levá-los a uma reflexão e adotar posturas corretas no trânsito”, comenta a gerente de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco.

Na oportunidade, também foram doados alguns materiais, como os blocos de mini-multas, para serem distribuídos para as crianças atuarem como fiscalizadoras dos seus familiares, e também exemplares das Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo