Biometria é implantada em autoescolas da capital

por admin
0 visualizações

O Detran implementa, por meio de projeto piloto, o sistema de controle por leitura biométrica em quatro Centros de Formação de Condutores (CFCs) da capital acreana. A meta é garantir a efetiva frequência dos candidatos a habilitação e, consequentemente, a idoneidade do processo de formação dos condutores.

O projeto de inclusão da biometria nas autoescolas se iniciou há aproximadamente quatro meses, com o treinamento dos funcionários dos CFCs e há um mês foi implantado para o controle de frequência das aulas teóricas de cursos de primeira habilitação. A proposta é estender os serviços a todos os demais centros de formação nas próximas duas semanas.

O processo se inicia com o cadastramento das digitais dos alunos, com Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) inaugurados a partir de 13 de outubro, e essa identificação vai acompanhá-los em quase todo o processo de habilitação. “No início e no fim das aulas, todos os alunos terão que fazer esse procedimento biométrico”, explica o corregedor do Detran, Fábio Ferreira. Ele acrescenta que a intenção é estender a biometria também às aulas práticas e exames.

A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, explica que, assim que terminar a fase de testes, a intenção é efetivamente implantar o sistema biométrico em todas as autoescolas da capital. “Durante as aulas teóricas, são transmitidas noções importantes sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, cidadania e meio ambiente. A frequência por biometria é para garantir que os alunos estejam nas aulas, recebam essas noções e se tornem bons condutores”, acrescenta.

Para o dono de um dos CFCs incluídos no projeto, Queffren Rego, apesar das pequenas falhas apresentadas inicialmente, o sistema vem com o intuito de formar com eficiência os candidatos à habilitação. “Dessa forma, nós temos o melhor controle de frequência dos alunos e a autoescola ganha respaldo”, explica.

Controle de aulas práticas

Outra medida tomada pelo Detran e CFCs com o objetivo de aperfeiçoar a formação dos condutores é a criação de uma ficha de controle de aulas práticas. Ela consiste no preenchimento por parte do instrutor da ementa do programa de formação e assinatura do aluno, aula a aula, como comprovante de frequência.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo