Autoescolas são capacitadas para utilização de biometria

por admin
0 visualizações

(Por Fátima Bandeira)

Centros de Formação de Condutores (CFCs) da capital estão sendo capacitados para a implantação do sistema de biometria para o registro de freqüências nas aulas teóricas. A medida foi apresentada na tarde de terça-feira, 3, para os representantes das autoescolas, durante reunião na sede da autarquia.

Segundo o corregedor do Detran, Fábio Ferreira, o objetivo desse sistema é evitar que os alunos sejam certificados sem participarem das aulas. “Antes, os alunos assinavam apenas uma lista de presença, o que não garantia que, realmente, o aluno tenha assistido à aula”, conta. Inicialmente, a biometria será utilizada, em caráter de testes, em quatro CFCs, pelo prazo de 15 dias. Posteriormente, será estendido para todos os centros de formação.

“A identificação biométrica vai fazer o controle da aula teórica. O aluno vai cadastrar as digitais dele nas autoescolas e essa identificação vai acompanhar ele em quase todo o processo de habilitação. No início e no fim das aulas, todos os alunos terão que fazer esse procedimento”, explica o corregedor.

Ferreira acrescenta que o Detran pretende introduzir esse sistema também nas aulas práticas. “Nesse primeiro momento, estamos com quatro CFCs operando ainda em fase de teste. Assim que terminar essa fase, queremos implantar efetivamente em todas as autoescolas, e daí, estender também para as aulas práticas”.

A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, considera importante a implantação da biometria nas autoescolas. “Durante as aulas teóricas, são transmitidas noções importantes sobre legislação de trânsito, direção defensiva, além de primeiros socorros, cidadania e meio ambiente. A freqüência por biometria é para garantir que os alunos estejam nas aulas, recebam essas noções e se tornem bons condutores”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo