Autoescolas recebem instruções sobre uso de simuladores

por admin
0 visualizações

Por Alexandro de Lima

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) regulou, por meio de portaria, as regras de funcionamento dos simuladores de direção veicular para alunos de autoescolas. Em reunião realizada nesta terça-feira, 7, a direção do Detran apresentou os detalhes aos proprietários dos Centros de Formação dos Condutores (CFC).

A portaria vem regulamentar a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que torna obrigatório o uso de simuladores por todos os alunos inscritos a partir de 2014. “Estamos somente regulando para o Acre, a resolução do Conselho Nacional delibera sobre a as normas obrigatórias para que uma pessoal obtenha a Carteira Nacional de Habilitação”, explica o corregedor-geral do Detran Fábio Ferreira.

O encontro com os proprietários de autoescolas também serviu para ouvir as dificuldades e sugestões, para melhorar o atendimento aos alunos e agilizar o processo de habilitação. As regras de normatização da resolução vão desde quantidade, formato e espaço das aulas até o uso compartilhado dos simuladores.

“Estamos respeitando as novas regras, e já estabelecendo as regras para que as autoescolas de todo o estado saibam claramente como será o funcionamento e fiscalização do uso dos simuladores. Essa é mais uma forma de melhorar a educação dos condutores e consequentemente diminuirmos os acidentes”, comenta a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Os simuladores de direção veicular devem ser instalados, por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em todas as autoescolas do país até 31 de dezembro deste ano, e serão utilizados durante a formação dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo