Atividades educativas do Detran alcançam mais de 3 mil pessoas em Sena Madureira

81 visualizações

Daigleíne Cavalcant

Orientação em escolas, auxílio na travessia de pedestres, blitz educativa, dentre outras atividades, fizeram parte das ações realizadas em Sena Madureira, entre os dias 16 e 20 de maio. As iniciativas fazem parte do Maio Amarelo, movimento mundial que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, assim como sensibilizar sobre a responsabilidade de cada cidadão para que esse índice diminua.

Várias escolas da rede pública foram alcançadas com as ações. Foto: Renato Beiruth/Detran

Os orientadores do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), juntamente com a equipe da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), visitaram quatro escolas de ensino infantil, explicando aos alunos a importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito como, por exemplo, o significado das cores do semáforo, a forma correta de utilizar o capacete e a importância de priorizar a travessia na faixa de pedestres.

“Hoje, como pedestres, as crianças aprenderam como se comportar de forma segura no trânsito e sabemos que eles vão crescer e se tornar motoristas. Então, aprender de pequeno a ter responsabilidade no trânsito é de grande valor”, enfatiza Quitéria da Silva Oliveira, gestora da Escola Francisco Feitosa Cavalcante.

A equipe do Detran/AC também auxiliou a travessia nas faixas em frente às escolas, orientando tanto os pedestres como os condutores que circulavam no local, acerca do embarque e desembarque seguro dos alunos, e realizou blitz educativa em parceria com a Polícia Militar.

O trabalho educativo visa formar crianças conscientes para um trânsito mais seguro. Foto: Renato Beiruth/Detran

Finalizando as atividades no município, nesta sexta-feira, 20, foi realizada uma caminhada e cicleata pelas ruas da cidade, com os  alunos do Instituto Santa Juliana, para chamar a atenção quanto a necessidade da adoção de posturas seguras nas vias, seja de condutores, pedestres ou ciclistas. Logo em seguida, os estudantes retornaram para a escola para  participarem de uma gincana com a escolha da melhor frase educativa.

Foto: Passeata dos estudantes pelas ruas da cidade pedindo mais prudência no trânsito. Foto: Renato Beiruth/Detran

“A educação é um dos três pilares do Detran/AC para reduzir o número de feridos e mortos no trânsito, aliada à engenharia e fiscalização. Trabalhamos incansavelmente para que ninguém vire estatística, mas isso só é possível se todos estiverem conscientes da sua responsabilidade. Por isso, durante o mês de maio intensificamos nossas ações em várias cidades do Acre”, enfatiza Elenízia Vale, coordenadora da ação realizada em Sena Madureira. 

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo