Arrastão educativo por um trânsito mais seguro

por admin
0 visualizações

(Por Igor Martins)

Um arrastão educativo promovido pelo Detran contemplou na manhã do último sábado, 04, cerca de duas mil pessoas. Os 32 educadores de trânsito envolvidos na atividade, divididos em duplas, abordaram pedestres, ciclistas e condutores de veículos, bem como visitaram residências no conjunto Habitasa, bairros Cadeia Velha e Seis de Agosto, além da área que compreende a Quarta Ponte e Avenida Amadeo Barbosa. A escolha do local se deu em virtude do importante fluxo de pessoas e veículos que apresenta diariamente.

A ação é o primeiro passo dado pelo departamento em prol da Década de Ação para a Segurança no Trânsito, lançada mundialmente em maio deste ano, visando diminuir em pelo menos 50% os índices de acidentes de trânsito até 2020. Além disso, outros pontos importantes foram expostos durante as abordagens, como o excesso de velocidade de veículos, não utilização das faixas de travessia, ciclistas trafegando pelo passeio de pedestres e também a combinação perigosa entre álcool e direção.

O comerciante Wesley Alves é proprietário de um estabelecimento que fica localizado na cabeceira da Quarta Ponte e diz ser constante o desrespeito aos limites de velocidade e a falta de atenção dos pedestres ao atravessar no local. “Vejo coisa aqui que não é brincadeira. Seria muito importante que sempre tivesse essas fiscalizações aqui para tentar acabar com tanta imprudência”, opina.

“Nós não vamos medir esforços para levar, de todas as formas possíveis, as pessoas à reflexão de que um trânsito seguro vai muito além do respeito às leis e o exercício da cortesia ao próximo. Segurança nas vias públicas é um direito de todos, mas não podemos esquecer que exercê-la é um dever”, conclui a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo