Apresentação de seminários dá continuidade a curso de habilitação para jovens

por admin
0 visualizações

A segunda turma do curso teórico-técnico para o processo de habilitação de condutores iniciou apresentações de seminários neste sábado, 27, no auditório da Escola Técnica Campos Pereira. O conteúdo do seminário é a análise dos capítulos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o objetivo da atividade é trazer o papel da legislação de trânsito para que os estudantes possam e convergir acerca destas regras e conhecimentos.

De acordo com o coordenador da capacitação, Erbeson Maia, ela é importante para que os alunos do ensino médio possam ter a oportunidade de conhecer as normas de trânsito, e ter uma instrução para o futuro. “As autoescolas têm esse curso teórico, mas a carga horária é bem mais corrida. Aqui eles podem entender melhor”, complementa.

Apesar do conteúdo ser semelhante ao abordado nas auto-escolas, a dinâmica deste curso de formação é diferente. “Aqui, a gente tem a oportunidade de trabalhar e desenvolver melhor o conteúdo, de forma pedagógica, interativa, fazer com que os alunos procurem, dentro do espaço que eles já convivem no dia a dia, o entendimento. A gente faz trabalhos de pesquisa, seminários, apresentação de trabalhos. E esse trabalho, dentro das autoescolas, não é possível realizar”, afirma Erbeson Maia.

Uma das estudantes que participam do projeto, a estudante do segundo ano do Ensino Médio da Escola José Rodrigues Leite, Ida Medeiros, avalia que, além de economizar no custo final do processo de habilitação, a carga possibilita uma maior compreensão do conteúdo. “Ao invés de duas semanas, como no curso de autoescola normal, aqui são seis meses. Não é uma coisa limitada, é algo mais aberto. Sem contar que a gente cria uma união com grupo”.

O curso teórico-técnico para o processo de habilitação de condutores é uma parceria entre Detran e Secretaria de Estado de Educação, para atender o disposto na Resolução 265/07 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Esta é a segunda turma da capacitação, que iniciou suas atividades no último dia seis e atende 42 alunos do ensino médio de 12 escolas da rede estadual, sendo uma da zona rural. A certificação no curso isenta o aluno de realizar a prova teórica no Detran, ao completar os 18 anos e iniciar o processo de habilitação.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo