Alunos do curso de primeira habilitação realizam blitz educativa

por admin
0 visualizações

Alunos do curso de Primeira Habilitação que contempla jovens do ensino médio da rede pública de Rio Branco foram às ruas do centro da capital na manhã deste sábado, 2, para realizar panfletagem de materiais educativos referentes ao tema volta às aulas. A ação faz parte das atividades práticas do curso.

Para o instrutor do curso, Erbeson Maia, essa é uma maneira de socialização. “Estamos mostrando para eles o conceito de cidadania com respeito ao próximo e também os colocando em contato com o meio que estamos trabalhando [o trânsito] para que eles desenvolvam a educação e o respeito mútuo no trânsito”, explica.

Durante a panfletagem os alunos abordam condutores e pedestres. O instrutor destaca ainda que o material educativo que está sendo distribuído trata tanto da maneira correta que o pedestre deve fazer para atravessar a rua, como também, o perigo do uso do celular ao volante, bem como o excesso de velocidade e o respeito à faixa de travessia.

Carlos Augusto Fidélis Neto, um dos alunos contemplados, ressalta a importância dessa atividade dentro do curso: Temos a teoria, mas na prática é diferente. A gente sai nas ruas e percebe que muitas pessoas não praticam e nem conhecem a maneira correta de se portar no trânsito. Pra gente isso é uma troca, estamos aprendendo, mas também estamos ensinando.

Sobre o curso

O curso é fruto de um convênio entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detan) e a Secretaria de Estado de Educação, celebrado em setembro do ano passado, durante as festividades da Semana Nacional de Trânsito com base na resolução 265/07 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe sobre a aplicação de curso teórico-técnico para a habilitação de condutores de veículos como atividade extracurricular no ensino médio.

A resolução contempla jovens do ensino médio que ao longo de dois anos recebem 90 horas de aulas sobre direção defensiva, meio ambiente, legislação, primeiros socorros, entre outros, com material e profissionais disponibilizados pelo próprio Departamento de Trânsito.

Dessa forma, ao final do curso e atingida a maioria dos alunos, não será necessária a realização das aulas teóricas em autoescola, e sim apenas aulas práticas e as provas para avaliar suas competências.

A diretora geral do Detran, Sawana Carvalho, explica que é um projeto piloto. “Nessa primeira turma foram escolhidos 25 alunos de cinco escolas do município de Rio Branco, entre 16 e 18 anos que estavam no segundo ano do ensino médio. Eles foram selecionados dentro de critérios avaliativos, como assiduidade e bom comportamento. Em breve estarão concluindo o curso e isso nos deixa imensamente felizes, pois estamos desenvolvendo cidadania com esses jovens”, finalizou a diretora.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo