Alunos de autoescolas realizam teste em simulador

por admin
0 visualizações

Por Alexandro de Lima

O simulador de direção veicular, está sendo disponibilizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na recepção de sua sede, localizada no bairro Estação Experimental. Os alunos que estão no processo de habilitação podem utilizar o equipamento que reproduz por meio da realidade virtual situações que os motoristas enfrentam no seu dia a dia.

O objetivo é utilizar a tecnologia para qualificar a formação dos novos condutores e ter mais segurança no trânsito. O simulador possibilita que os candidatos tenham noções de direção veicular antes do acesso real ao veículo, que somente é feito nas aulas práticas. Utilizando o equipamento, os futuros condutores devem passar por situações que permitem o domínio da máquina, como se estivessem dirigindo um veículo de verdade.

Para o estudante Yago Souza, que está realizando as aulas teóricas do processo de habilitação, o simulador deve auxiliar na instrução das pessoas que nunca dirigiram. “Para aqueles que nunca estiveram na direção de um veículo, esse simulador é importante e garante mais segurança para depois poder fazer as aulas práticas na rua”, diz o estudante.

“Estamos trabalhando para aproximar os alunos do equipamento que será obrigatório em todas as autoescolas a partir do dia primeiro de janeiro de 2014. Várias autoescolas estão aproveitando essa oportunidade, já que os atuais alunos não passaram pela obrigatoriedade do uso do aparelho”, explica o representante da companhia de trânsito da Polícia Militar responsável pela ida dos alunos condutores até o local, sargento Tavares.

Os simuladores de direção veicular devem ser instalados, por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em todas as autoescolas do país até 31 de dezembro deste ano, e serão utilizados durante a formação dos candidatos à carteira nacional de habilitação categoria “B”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo