Alunas do curso Mecânica com Batom têm aulas práticas em oficinas de Rio Branco

por admin
0 visualizações

As aulas começaram no dia 22 de março, no Serviço Nacional de Aprendizagem Automotiva (Senat), e na próxima sexta-feira, 15, será o encerramento do curso. A parte prática é realizada em oficinas que se disponibilizaram em receber as alunas. E para ver de perto o trabalho dessas 26 futuras mecânicas, a secretária da SEPMulheres, Concita Maia, o secretário de Pequenos Negócios Carlos Reis e o conselho diretor do Detran/AC, Sawana Carvalho, major Teles e Gabriel Gelpke visitaram duas oficinas, na tarde desta terça-feira,12.

“Elas vão ingressar no mercado de trabalho com uma boa formação tanto na parte mecânica como elétrica. As mulheres têm uma facilidade incrível de assimilar o que é ensinado, são mais desenvoltas, dedicadas, esforçadas e atentas a tudo. E no momento de atendimento aos clientes são as que mais têm paciência em explicar os problemas mecânicos. Fico feliz por ver o empenho do governo do Estado em ingressar cada dia mais mulheres no mercado de trabalho. Isso vale para o nosso desenvolvimento”, disse a gerente de serviços da Star Motos, Dhinis Félix.

Eneida Cristina Dantas logo se identificou com o curso e quer dar continuidade ao trabalho. “Antes não tínhamos oportunidade de aprender um ofício geralmente executado por homens. Essa é a prova que o preconceito está acabando”, disse a aluna.

“Nunca antes havia pensado em trabalhar com mecânica, ainda mais de motos, mas como surgiu a oportunidade e gostei do trabalho quero me especializar na área, para que no futuro seja a minha principal fonte de renda”, comentou Ednane Vieira da Silva.

Tatiana de Figueiredo Arruda se diz feliz e realizada em fazer parte da oficina Mecânica com Batom. “Aprendemos nomes variados de ferramentas, abrir carburador, trocar óleo, filtro de água e corrente. E aprendemos tudo em vários modelos de motocicletas. É um sentimento de realização fazer algo que antes ficava a cargo dos homens. A curiosidade e a sede de descobrir mais, de ampliar meus conhecimentos me deixam imensamente feliz. Me sinto útil, sei fazer algo”, enfatiza emocionada.

O secretário de Pequenos Negócios, Carlos Reis. ficou maravilhado com o que viu e garantiu que essa qualificação não vai parar por aí. “Nós vamos dar continuidade ao curso, ajudando as mulheres participantes do curso Mecânica com Batom, a criar suas próprias oficinas. Para isso será oferecido um curso de Cooperativismo. Em seguida, vamos criar com a SEPMulheres e Detran/Ac a primeira oficina gerida por mulheres no estado”, garantiu Reis.

“É realmente gratificante ver as alunas empolgadas e conseguindo assimilar com facilidade à mecânica. Elas são interessadas, são motivadas. Melhor ainda é saber que vão seguir em frente na profissão”, disse a diretora do Detran, Sawana Carvalho.

A secretária de Políticas para Mulheres, Concita Maia, ficou satisfeita e deixou claro que o mérito é de cada uma das participantes. “Acredito na dedicação de vocês e na posterior qualificação. O resultado do esforço de cada uma tem feito com que o governo do estado tenha planos de dar continuidade a esse curso, com uma qualificação ampliada. E outros cursos, em outras áreas onde só os homens atuam, estão por vir”, disse Concita.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo