(Por Igor Martins)
Em cerimônia simples, foram entregues na última quarta-feira, 18, na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Política para as Mulheres (SEPMulheres), os certificados das alunas que concluíram o curso Mecânica com Batom, realizado pelo governo do estado por meio da própria SEPMulheres, Departamento Estadual de Trânsito, Secretaria de Pequenos Negócios e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Automotiva (Senat), que ofereceu noções básicas de mecânica para motocicletas a 18 mulheres.
“Esse é um projeto piloto aqui no Estado e não é ação isolada de uma secretaria, mas sim a parceria da SEPMulheres, Detran e Secretaria de Pequenos Negócios com o Senat”, explicou a Secretária de Políticas para Mulheres, Concita Maia.
Durante 60 horas, as participantes tiveram a possibilidade de aprender sobre detalhes do funcionamento de uma motocicleta, manutenção, procedimentos de emergência, inspeção mecânica com aulas práticas e teóricas. A parte prática foi realizada nas empresas Suzuki, Star Motos, Ciclo Motos, Central Motos e Sundown.
Para a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, a implantação do projeto foi gratificante, pois o curso pode se transformar em opções no mercado de trabalho.
“Nós do Senat estamos muito satisfeitos, pois não houve evasão e isso é muito importante. Agora vocês estão adentrando um caminho que antes era exclusivo dos homens. Para se fazer uma longa caminhada é preciso dar o primeiro passo e ele já está dado”, diz o diretor-geral do Senat, Josimar Coelho.
Mayara da Silva Gega conta que apenas estudava. “Eu estou desempregada. Espero me aperfeiçoar na profissão, desenvolver o trabalho de mecânica e crescer. Agradeço a oportunidade que tivemos, pois entre muitas, nós fomos selecionadas. Espero não parar por aqui. Quero fazer o curso de mecânica para carros”, finaliza.
Também estiveram presentes assessor especial da Secretaria de Pequenos Negócios, Wile Neves, e a coordenadora de desenvolvimento profissional do Senat, Márcia Ferreira.