Álcool Zero vai à Acrelândia

por admin
0 visualizações

(Por Jannice Dantas)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com as polícias civil e militar está levando a Operação Álcool Zero para os municípios. Nesta sexta-feira, 14, Acrelândia foi contemplada com a ação que visa o combate da embriaguez ao volante.

O diretor de operações do Detran, Ítalo Medeiros, destaca que a operação já está consolidada em Rio Branco. “Este ano ainda não tivemos nenhuma morte no trânsito em decorrência do álcool e direção. Queremos estender esse índice positivo para os demais municípios do Acre, mas principalmente implantar a cultura de direção segura e consciente”, diz Ítalo.

O diretor explica que as operações possuem caráter educativo: “Além de fiscalizar, nós precisamos também educar, para isso, contamos com educadores de trânsito que passam nos bares orientando sobre o uso de bebida alcoólica antes de dirigir”.

Para que a educação de trânsito esteja presente durante as ações em Acrelândia, foi firmado parceria com a prefeitura. Para o prefeito Jonas Silva, a colaboração é para o bem do próprio município. “Estamos cooperando com as ações educativas que contribuem para um trânsito mais seguro dentro da nossa cidade”, ressalta.

José Adriano Souza, tenente que comanda a operação relata que o cidadão é convidado a fazer o teste. “Esse é um trabalho educativo e de prevenção que visa salvar vidas, por isso, dificilmente quem não bebe se recusa a fazer o teste bafométrico”, diz.

Para essa operação foram destacados sete policias militares, sendo dois de Acrelândia e cinco de Rio Branco; quatro agentes de trânsito, com duplas de Brasiléia e da capital; duas educadoras de trânsito; um caminhão guincho e a procuradora jurídica do Detran.

O pecuarista Marcelo Negrele fez o teste bafométrico e conta que há 13 anos não bebe. “A Álcool Zero é muito importante, pois quem dirige alcoolizado não tem consciência do que está fazendo, pode matar uma pessoa, como aconteceu com meu primo. Ele foi atropelado por uma pessoa que bebeu e dirigiu, infelizmente ele não sobreviveu. Sou a favor de que a operação seja realizada todos os dias”, afirma.

A operação já passou pelos municípios de Sena Madureira, Brasiléia e Epitaciolândia. A ideia é que se estenda a todas as demais cidades do Acre.

Mutirão

Na manhã deste sábado, 15, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município estará funcionando em regime de mutirão para entrega de Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e atualização de endereço.

O chefe da Coordenadoria de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), Herbson Sousa, explica que caso o condutor seja abordado dirigindo veículo sem os documentos de porte obrigatório, ele pode ser autuado por infringir o artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade nesse caso é multa, podendo o veículo ser retido até a apresentação do CRLV.

Serviços de engenharia

Na próxima segunda-feira, 17, a equipe de engenharia de trânsito do Detran, também se deslocará à Acrelândia para realização de serviços de implantação e revitalização da sinalização horizontal e vertical das ruas do município. “Esse também é um trabalho que contamos com a importante parceria da prefeitura”, ressalta Ítalo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo