Por Jannice Dantas
Para contribuir com a segurança do carnaval fora de época de Brasileia, o Brasileia Folia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), uniu forças com a Polícia Militar e realiza blitzen ostensivas com foco no combate a alcoolemia e direção.
A Operação Álcool Zero, já ganhou força na capital, onde os condutores já assimilaram a cultura de não dirigir após ingestão de bebida alcoólica, com medidas como Amigo da Rodada, taxi e demais transportes coletivos.
“Agora, queremos implantar essa mesma cultura nas demais cidades do estado. Já realizamos em Sena Madureira, Plácido de Castro, Acrelândia e aqui em Brasileia é a segunda vez. Devido a esse tipo de festividade ser propício ao consumo de álcool, o governo do Estado se faz presente, através das equipes de educação e fiscalização de trânsito do Detran”, explica o diretor de operações do órgão, Ítalo Medeiros.
Para o jornalista Whilley Araújo, a Álcool Zero é uma medida acertada para salvar vidas. “Dessa forma, os motoristas não colocam em risco suas vidas nem a de outras pessoas e retornam para suas casas em segurança”, acrescenta.
O trabalho do Detran está dividido em três eixos: engenharia, educação e fiscalização. E foi seguindo esse tripé que o órgão realizou semana passada através de sua equipe de engenharia de trânsito, serviços de repintura da sinalização horizontal e vertical de Brasiléia que agora somam-se aos demais trabalhos da educação e fiscalização de trânsito da autarquia.
“Sabemos que a maioria do público do Brasileia Folia é composta por jovens. A operação Álcool Zero tem como objetivo maior salvar vidas. Queremos que os pais recebam seus filhos com vida após esses dias de festa”, finaliza Ítalo Medeiros.