Álcool e Drogas são foco da Semana Nacional do Trânsito

por admin
0 visualizações

Por Tatiana Campos

Na Semana Nacional do Trânsito, que realizada de 18 a 25 de setembro, o Acre comemora a redução de 24% nos acidentes de trânsito e de 75% no número de vítimas fatais em agosto deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O governador Tião Viana participou a abertura oficial da programação alusiva à data, que foi realizada no pátio da Companhia de Trânsito (Ciatran), na Corrente.

Tião Viana informou que houve uma redução de 179 internações hospitalares por doentes graves nas unidades de urgência em razão da redução dos acidentes de trânsito. “Imagine o que significa isso pra vida, pra proteção das famílias, dos inocentes, de um idoso, uma criança. É por isso que eu insisto: o governo não está preocupado com as multas, nossa preocupação é reduzir acidentes”, comentou.

O governador citou como exemplo que 500 multas de radar não pagam 20 dias de internação de um doente internado com traumatismo grave numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em decorrência de acidente de trânsito. “Nós queremos salvar vidas. O Brasil não tem o direito de permitir que 42 mil pessoas por ano sejam mutiladas em razão de acidentes de trânsito, percam um braço, uma perna. E o Acre, graças a Deus, está indo à frente”.

Sawana Carvalho, diretora do Detran, explica que o foco maior da campanha deste ano são o álcool e as drogas. “São duas substâncias que impactam no trânsito, além da velocidade, tiram a consciência do condutor, de como ele tem que comportar na via. A gente quer cada vez mais conscientizar que ingerir drogas e dirigir não combina, pode causar danos a si próprio ou ao outro”

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez um levantamento dos pontos de maior incidência de acidentes. “Com base nesse trabalho intensificamos as ações nos pontos mais críticos. Mas, infelizmente, a maior parte dos acidentes é causada por imprudência dos condutores e isso foge ao nosso controle”, disse o inspetor-geral da PRF no Acre, Nelis Newton.

Durante toda a semana o Detran vai desenvolver uma programação educativa. Um simulador de direção está disponível no Via Verde Shopping das 10 às 21h e educadores estarão nas ruas fazendo trabalho com os pedestres para incentivar o uso das faixas de travessia. Palestras, uma cicleata e uma exposição fotográfica também estão programadas.

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada em todo o país. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a problemática provocada pelas mortes e mutilações no trânsito. O tema deste ano é “Década Mundial de Segurança no Trânsito: Álcool, outros Drogas e a Segurança no Trânsito, Efeitos, Responsabilidades e Escolhas”.

A frota acreana é de praticamente 200 mil veículos e o Detran tem desenvolvido ações preventivas, educativas e de fiscalização. Todos os municípios estão recebendo sinalização viária. “O Acre é um dos estados que mais tem conseguido reduzir o índice de acidentes e isso tem acontecido graças, primeiramente, ao apoio do governador Tião Viana, à parceria com as escolas para educar o futuro condutor, com as autoescolas que têm melhorado a formação dos condutores, e às ações preventivas e fiscalizatórias”, acrescentou Sawana Carvalho.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo