Agentes da Ciatran acompanham blitz educativa do Detran em bares e restaurantes

por admin
0 visualizações

Com a finalidade de divulgar a Operação Álcool Zero, vários bares e restaurantes de Rio Branco foram visitados durante a blitz educativa realizada pelos educadores de trânsito do Detran e da Companhia de Trânsito (Ciatran) na quarta-feira, 4, evidenciando aos frequentadores que álcool e direção não combinam.

As blitze educativas são realizadas pela coordenadoria de educação de trânsito do Detran todos os dias da semana. Contam com um grupo de agentes treinados para o contato direto com pessoas que estão em bares e restaurantes durante as noites. As abordagens consistem na distribuição de material educativo para a conscientização, além de uma conversa sobre as consequências do consumo de bebidas alcoólicas e direção. “Nem sempre somos bem recebidos pelas pessoas, mas estamos aqui para mostrar o quanto a Operação Álcool Zero é importante para salvar vidas”, relata a educadora de trânsito Fernanda Oliveira.

Nas conversas de mesa em mesa, os agentes da Ciatran puderam perceber que já há uma preocupação entre os condutores para eleger o “amigo da rodada”, aquele que não bebe para poder levar os demais em casa de forma segura. Para eles, isso já é um dos efeitos do trabalho educativo desenvolvido junto aos condutores que desfrutam a vida noturna na cidade de Rio Branco.

Os policiais estiveram nos bares com um aparelho bafométrico para realizar o teste com aqueles que se voluntariavam. Entre os testes, um foi realizado com um consumidor de cerveja sem álcool. Ademir Vieira, 55, disse não sentir nenhum efeito alcoólico na ingestão da bebida, e efetivamente o aparelho não registrou nenhum teor de álcool. “Tomo essa cerveja sem álcool há cinco anos e me sinto bem, sem efeito nenhum. Ela é boa, tomo por causo do gosto que ela tem e talvez seja uma boa alternativa para quem quer dirigir depois”, diz Vieira.

Pela primeira vez, policiais e educadores vão juntos a bares e restaurantes para divulgar e conscientizar os frequentadores sobre os efeitos do álcool no reflexo e agilidade dos condutores. “O trabalho de educação caminha junto com o das blitze de rua, que mostram a responsabilidade e o cuidado do Estado com os cidadãos”, comenta o comandante da Ciatran, major Márcio Alves, da Polícia Militar.

As blitze educativas são realizadas em vários bares, restaurantes e boates da cidade, mediante a autorização do proprietário dos estabelecimentos, além dos grandes eventos como carnaval, arraiais e shows. “O Detran não é uma fábrica de multas, como muitos falam. Somos responsáveis pela educação e conscientização da sociedade, em todos os eixos do trânsito, desde o respeito à faixa de pedestre até a fiscalização de infrações mais graves, como dirigir sob efeito do álcool”, explica a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo