Termina nesta quinta-feira, 19, o congresso internacional de trânsito que está sendo realizado na cidade de Porto Alegre (RS) e teve início no dia 17. Com o tema “Ideias que Salvam Vidas”, o objetivo do evento é promover a análise do primeiro ano da “década de ação pela segurança viária” no Brasil e disseminar experiências internacionais na redução da acidentalidade no trânsito.
A década de ação pela segurança viária foi lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), há um ano, com o desafio de reduzir em 50% os acidentes de trânsito no mundo no período de dez anos. O Acre abraçou a causa em defesa de um trânsito seguro e a pedido do próprio governador Tião Viana. Medidas duras de combate à alcoolemia, campanhas de respeito aos pedestres e também contra o excesso de velocidade foram adotadas e colocadas em práticas pelo Detran/AC.
“Eventos dessa natureza são vitais, pois pessoas do mundo inteiro compartilham experiências bem sucedidas na redução de acidentes. São um conjunto de experiências vitoriosas que têm um objetivo em comum: salvar vidas! Pessoas que disseram ‘basta!’ e levantaram de suas cadeiras para salvar vidas”, disse o diretor do Detran do Rio Grande do Sul, Alessandro Barcellos, durante a abertura do congresso.
Para a diretora do Detran/AC, Sawana Carvalho, os trabalhos serão de suma importância para o trânsito do país e do Estado. “Podemos ver que os trabalhos ao redor do mundo estão surtindo efeito. Saber que o Acre faz parte dessa mudança muito nos orgulha, pois a vida é o maior direito que o ser humano possui. Não podemos admitir que os índices de acidentes aumentem. Estamos todos unidos por uma única causa: salvar vidas!”, enfatizou.
Uma das conferências mais esperadas foi a da diretora-geral de trânsito da Espanha, María Seguí Gómez. Ela abordou a estratégia multi-institucional espanhola para a segurança viária e teve como mediador o deputado federal Hugo Leal, presidente da frente parlamentar em defesa do trânsito seguro.
Em sua apresentação, Gómez enfocou a importância dessa oportunidade de compartilhar as experiências e trabalhar em conjunto, através de políticas de Estado com o compromisso de colaborar de forma profunda com boas ideias, a fim de avançar nas mazelas do trânsito. “Esse é um problema que afeta a todos e é através da integração que alcançaremos o sucesso”, disse.
Também palestraram o diretor executivo da Agência Nacional de Segurança Viária da Argentina, Felipe Laguens, o delegado interministerial para a segurança viária do Ministério do Interior da França, Joël Valmain, o presidente da Comissão de Transportes e Acidentes da Austrália, Janet Dore, e palestrantes de várias regiões do Brasil.