Acre não registra mortes no trânsito durante o carnaval, aponta Detran

por admin
3 visualizações
 Andréia Nobre 

 

Dados da Coordenação de Engenharia e Estatística do Departamento Estadual do Acre (Detran/AC) revelam que durante o carnaval não houve acidentes com vítimas fatais em todo o estado. As ações de fiscalização foram realizadas em parcerias com diversos órgãos integrantes do Sistema de Segurança Pública (Sisp).

As operações de fiscalização de trânsito para o carnaval se iniciaram no dia 3 de fevereiro e se estenderam até a quarta-feira, 14. Na operação foram intensificadas as ações da Álcool Zero, realizadas pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), com o principal objetivo de coibir a mistura de álcool e direção.

Segundo dados da autarquia, durante o carnaval deste ano foram registrados 16 acidentes de trânsito, todos sem vítimas fatais. Comparada ao mesmo período de 2017, quando houve 45 acidentes, a redução foi de 64%.

Para o comandante do BPTran, tenente-coronel Ezequiel Bino, os resultados positivos alcançados na prevenção de acidentes durante o carnaval 2018 trouxeram um sentimento de recompensa. “Estamos felizes por todo o empenho dos nossos policiais militares. Fizemos um grande esforço, reduzindo folgas, e atingimos os objetivos planejados: menos acidentes e ruas um trânsito mais humano e seguro.”

Os resultados da Operação Álcool Zero revelam que houve redução de ocorrências se comparadas com os números de 2017. “Mesmo com as chuvas, as equipes realizaram a mesma quantidade de operações, porém com menor abordagem de veículos”, afirma Bino.

Durante o carnaval houve uma redução de 64% no número de acidentes. (Foto: Ascom/Detran)

Resultados da Operação Álcool

Operações no carnaval em 2017 Operações no carnaval em 2018 Comparativo 2017/2018
Total de abordagens 311 223 -28,30
Autos por embriaguez 29 20 -31,03
Autos por não ser habilitado 15 2 -86,67
Teste bafômetro 284 195 -31,34
Veículos removidos

11

4 -63,64
CRLA recolhida 13 0 -100,00
CNH recolhida 1 1 0,00
Quantidade de operações 9 9 0,00

Educação de Trânsito

Durante as cinco noites de carnaval, os educadores abordaram mais de 14 mil pessoas (Foto: Ascom/Detran)

Com muita alegria e simpatia e paralelo ao trabalho de fiscalização de trânsito, a equipe de educação de trânsito do Detran/AC esteve presente durante o carnaval com o objetivo de sensibilizar os participantes da festa  para a adoção de comportamentos seguros em relação ao trânsito.

Durante as atividades, foram distribuídos materiais educativos: adesivos do super-herói da rodada, ventarolas e panfletos, além dos diálogos de conscientização que os educadores mantiveram com os cidadãos.

Segundo o diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo as atividades educativas foram realizadas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. “Durante as cinco noites de carnaval, os educadores abordaram mais de 14 mil pessoas, mostrando o comprometimento social do Detran/AC de em salvar vidas no trânsito.”

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo