Detran dá início às atividades do Movimento Maio Amarelo 2023 sobre conscientização no trânsito

338 visualizações

Em um evento realizado em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deu início nesta terça-feira, 2, às atividades do Movimento Maio Amarelo 2023.

Evento reuniu estudantes e gestores do Detran e Secretaria de Educação do Acre. Foto: Iza Bruna/Detran

Com ações na capital e interior, a autarquia estadual se junta ao movimento internacional para chamar a atenção de condutores, ciclistas e pedestres sobre a necessidade de se adotar condutas conscientes no trânsito.

Em 2022, os acidentes no Acre superaram os números do ano anterior. A imprudência continua sendo a principal causa dos sinistros. Os motociclistas e os condutores estão no topo do hanking estatístico entre os que mais se envolvem em ocorrências do tipo.

“Nós, enquanto órgão de trânsito, buscamos fazer a nossa parte, educando todos os atores do trânsito. Mesmo que ainda registremos muitos casos de imprudência, não vamos desistir dessa tarefa. Nosso número aceitável de mortes no trânsito é zero”, destacou Taynara Martins, presidente do Detran.

Durante o Maio Amarelo as ações educativas serão intensificadas. Foto: Iza Bruna/Detran

Projeto de Integração do Jovem ao Trânsito

Em parceria com a SEE, o Detran vai levar Legislação de Trânsito às escolas da rede estadual. Os alunos do terceiro ano do ensino médio poderão realizar o curso sem custo algum, sendo certificados pela autarquia ao fim da formação.

“Nós abraçamos a iniciativa do Detran e, por meio da Secretaria de Educação, vamos intensificar essa atividade. Nossos estudantes vão ganhar conhecimento e economizar quando forem tirar a primeira habilitação”, lembrou o secretário adjunto de Educação, Cultura e Esportes, Tião Flores.

Luan é um dos estudantes que vai realizar o curso oferecido por meio da parceria. Foto: Iza Bruna/Detran

Inicialmente serão atendidos 150 estudantes, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. As aulas acontecerão no contraturno, com duas horas por dia e seis horas semanais. A previsão é que as primeiras turmas encerrem o curso ainda no mês de agosto.

Luan Lemos, da Escola Alcimar Nunes Leitão, disse que o Projeto gera oportunidades. “Muitos jovens como eu têm dificuldades, inclusive financeiras, para tirar a CNH. Isso nos permite economizar e até acessar o mercado de trabalho de maneira mais fácil”, disse o estudante.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo